
Com o intuito de trazer informação à vocês que acessam o blog, nesta matéria vamos comentar sobre o crescimento das vendas no mercado de materiais de construção.
Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), o setor teve aumento nas vendas em 20% no período dos últimos 12 meses, de Abril de 2009 a Abril de 2010.
O estudo da associação mostra que, entre os produtos que tiveram isenção do IPI (25% do mix das lojas), o cimento teve a maior procura, com crescimento de 25%. Em segundo lugar vem o segmento de tintas, com aumento de 23% no volume de vendas, seguido por revestimentos cerâmicos (19%), argamassas (15%) e metais sanitários (12%).
Para os responsáveis pela pesquisa, a desoneração reduziu os preços dos produtos em torno de 8,5%. Para os consumidores de menor poder aquisitivo isto representou uma grande economia, o que incentivou o consumo já que os mesmos geralmente fazem mais pesquisas de preço e optam pelos produtos mais em conta.
O varejo de material de construção fechou o ano de 2009 com crescimento de 4,2% sobre 2008 e faturamento histórico de R$ 45,04 bilhões, segundo informações da Anamaco.
Entre os fatores que contribuíram para este crescimento, a associação cita:
Redução do IPI;
Crescimento da renda da população(segundo o IBGE, 27 milhões de pessoas migraram das classes D e E para a classe C nos últimos anos);
Programa Minha Casa, Minha Vida;
PAC;
Início de obras para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
E avaliando o setor no ano de 2010, a Anamaco informa que o crescimento nas vendas foi de 4,3% em abril sobre o mês de março de 2010. Já na relação abril de 2010 sobre abril de 2009, as vendas foram 7% superiores.
No acumulado de 2010 (janeiro a abril), o setor teve 8% de aumento no volume de vendas, sobre o mesmo período de 2009. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento é de 4,5%. A entidade prevê para 2010 um crescimento de 10% sobre os resultados do ano anterior.
Estas informações são importantes para avaliarmos o desempenho da loja comparando com a média do setor. Se a loja encontra-se acima, parabéns! Isto representa que a empresa apresenta desempenho superior à média de mercado. Contudo se a loja apresentou valores menores, é sinal de alerta. A concorrência pode estar ganhando terreno e é preciso avaliar suas estratégias.
Bons negócios!
Nenhum comentário:
Postar um comentário