
O principal objetivo de um gerente de supermercado é buscar conhecimentos relativos ao negócio, utilizando-os constantemente, assim como, usar suas habilidades de liderança para incrementar as vendas sadias da loja, ou seja, aquelas que proporcionam rentabilidade, através do esforço da sua equipe.
Os conhecimentos técnicos de um gerente normalmente são adquiridos por treinamentos realizados e experiência profissional (vivência).
Entre as qualidades básicas necessárias para ter sucesso em uma loja, embora não exista o gerente perfeito, podemos citar:
Saber delegar
Sabemos que em uma loja de supermercado, pelo grande número de atividades, é impossível uma única pessoa resolver tudo. Por isso é preciso confiar que sua equipe fará a parte, para que possa dirigir sua loja.
Saber ensinar
Antes de delegar é necessário mostrar as pessoas o que elas precisam fazer ou o que se espera de resultado de determinada tarefa. Para isso antes de mais nada o gerente deve ensinar estas pessoas, para que o resultado seja realmente efetivo.
Ser automotivado
Muitas vezes o gerente não tem ninguém a todo instante cobrando que as atividades aconteçam. Somente mantendo a iniciativa e motivação os resultados serão constantes em sua vida profissional.
Saber trabalhar com números
Toda loja de supermercado, como toda empresa, é controlada através de informações, formadas por números que representam, as vendas alcançadas, o lucro, as despesas e assim por diante.
Não se importar em cometer enganos.
Enganos fazem parte do aprendizado, o importante é ter agilidade para mudar com estes aprendizados e, que os enganos, sejam calculados para não trazer prejuízos à loja.
Gostar de trabalhar
Isto não significa trabalhar exageradamente e sim com prazer pelo que faz para que seja bem feito, mantendo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Saber vender
Um gerente de loja, naturalmente, terá que vender produtos aos clientes. E, certamente, vai precisar convencer a sua equipe os potenciais a aceitar trabalhar para nossa empresa em lugar de trabalhar para a concorrência. Isso tudo significa saber vender.
Não desistir facilmente
Todo gerente deve saber enfrentar desafios e não desistir ao primeiro obstáculo que aparecer em seu caminho. Tenha sempre otimismo para enfrentar os problemas do dia-a-dia.
Com estas habilidades o gerente se diferencia dos outros e então se apresenta no mercado como “o melhor gerente”. Isto porque a maioria, a qual as empresas consideram ruins, têm a capacidade de focar nos pontos fracos de sua equipe e sempre justificar os maus resultados na mão-de-obra desqualificada da região onde a loja está inserida.
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