quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Facilitando e Simplificando o Inventário de Mercadorias

Ao se perguntar a qualquer varejista: Você tem o hábito de realizar inventários constantemente? A resposta é em sua maioria a mesma: “Não”.

Os poucos que fazem inventário, o realizam normalmente uma vez por ano. Esta aversão à realização do inventário é explicada dada a sua trabalhosa operação. Gasta-se muito tempo para executar a contagem de todos produtos tanto do depósito quanto da loja, além de ter a obrigatoriedade de realizar o inventário em momentos que a loja encontra-se fechada. Normalmente, como o varejo hoje em dia tem uma carga horária bem expressiva, acontece nos poucos momentos de descanso.

Outra questão que dificulta a execução do inventário, neste caso o terceirizado, está no valor cobrado por empresas especializadas. Para se fazer com maior freqüência, aumenta-se consideravelmente o custo da empresa, inviabilizando o mesmo.

É valido entender que na gestão de uma loja, contar as mercadorias é como contar dinheiro, ou seja, com uma freqüência maior. Passamos quase que o dia contando dinheiro, para depósitos, para pagamentos, etc. Isto porque o dinheiro tem uma grande importância no dia a dia da loja.

O varejista tem que entender que as mercadorias nada mais são que o dinheiro da loja investido nas mesmas para obter o grande objetivo de vendê-las com valores maiores que os comprados, alcançando o lucro desejado.

Por isso contá-las é tão importante quanto contar o dinheiro do caixa. Pensando nisso, este artigo visa apresentar um formato mais simples e que provavelmente possa ser executado por um grupo maior de varejistas.

Em primeiro lugar divida a loja em categorias de mercadorias (exemplo: café, arroz, extrato, óleo, etc). Depois organize as categorias no depósito, agrupando-as em um mesmo local. Em seguida crie um cronograma de contagem dividindo as categorias, sendo em média de 5 a 10 por dia. Escolha dois funcionários ágeis e que tenha facilidade de utilizar os coletores de dados.

Feito isso a loja esta pronta para começar a contar as mercadorias todos os dias. Uma hora antes de fechar a loja, quando não há mais necessidade de abastecimento de produtos do depósito para a área de venda, inicie a contagem dos itens armazenados. Assim quando a loja fechar, a contagem das 5 a 10 categorias já estaram finalizadas e coletadas, iniciando a área de vendas. Esta contagem também não ultrapassará uma hora de execução. No dia seguinte, a loja deve iniciar suas operações de frente de caixa em offline, até que as informações coletadas no inventário sejam baixadas no sistema, para depois voltar a trabalhar online.

Com este processo é possível ter o estoque contado com maior freqüência visto que, em média uma loja trabalha com 400 categorias, sendo 10 contadas diariamente, teremos toda a loja contada a cada 40 dias, sem muito trabalho nem muito custo.

Além disso teremos mais gestão da loja através das informações que podemos tirar do relatório atualizado de estoque como: necessidade de compras de acordo com o giro e estoque, perdas desconhecidas, entre outras.

Lembre-se: “contar o estoque é como contar dinheiro, a freqüência garante controle e menos perdas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário