
No varejo, o velho ditado que diz “é melhor prevenir do que remediar” tem tudo a ver. As perdas consomem grande parte da rentabilidade dos supermercados, perdas estas, referentes aos produtos que foram adquiridos, mas que não foram vendidos ao cliente, por terem sido danificados ou furtados.
A 10ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro Supermercadista 2010, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), mostra que as perdas nos supermercados brasileiros alcançaram 2,33% do faturamento em 2009 (que foi de R$ 177 bilhões).
O resultado mostra uma pequena redução, de 0,03 ponto percentual, em relação ao índice apurado em 2008, que foi de 2,36%.
Os produtos mais furtados foram:
a) bebidas destiladas e fermentadas (12%),
b) chocolates (11%),
c) aparelhos e lâminas de barbear (10%),
d) carnes (7%)
e) desodorantes (6%).
A cesta de perecíveis representou 31% das perdas totais. A pesquisa também mostra que 71% das empresas possuem área de prevenção de perdas. Outro dado indica que as companhias estão investindo para reduzir o problema.
E isto é uma média das lojas avaliadas, podendo este percentual ser bem maior em lojas que não possuem controle algum de perdas. A redução das perdas deveria ser uma preocupação de qualquer varejista que deseja aumentar sua rentabilidade de uma forma mais simples.
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