Na última semana em Barcelona uma feira de tecnologia (Mobile World Congress) apresentou formas de pagamento das compras através do celular. Só para relembrarmos a história, antigamente a única forma de pagamento era o dinheiro, passamos para o ticket de papel e chegamos ao cartão de crédito, antes através de um recibo, hoje on line. Agora podemos chegar ao celular, este aparelhinho que já é um vídeo game, televisão, computador de bolso, ah, e também telefone.
Em todas estas mudanças o varejo se adapta para atender seu consumidor ávido por novidades e facilidades. E agora não é diferente!
Vamos começar a conhecer está tecnologia para pensarmos na adaptação. Como funcionará este processo: Em primeiro lugar o consumidor terá que possuir um chip especifico com tecnologia, hoje denominada NFC (“near field communication”), que permite a comunicação entre aparelhos em curta distância. Na loja também teremos um aparelho com esta mesma tecnologia para captar as informações do pagamento. No momento do fechamento da compra o cliente escolhe como quer pagar, se débito, crédito ou através de cartão fidelidade; a loja marca a escolha e digita o valor no aparelho. Então ele aproxima o celular do aparelho da loja até no máximo 2,5 centímetros de distância, que liga o cartão com a tecnologia NFC, acionando os dados financeiros que estarão protegidos no chip. O cliente digita sua senha no celular e reaproxima do aparelho da loja para concluir a transação. Bem simples!
Vale ressaltar que mesmo sendo simples a operação, levará tempo para que todos os consumidores se adaptem e o varejo terá que trabalhar com todas as opções durante a transição.
Mas é claro que as empresas terão que se prepararem antes, não só o varejo, mas as operadoras de cartão e as instituições bancárias. E a quantas anda este processo?
Países da Europa devem começar com o sistema, assim como existem informações que a Visa deve lançar nas Olimpíadas de Londres formas de pagamento pelo celular. Nos Estados Unidos, desde setembro passado, a |Google lançou, para um único smartphone, este sistema, com a mastercard.
E o Brasil? Existem movimentos da Visa para implantar o sistema, mas não há previsões de quando. Porém segundo pesquisas do PROCON-SP, muitos consumidores não confiam na segurança deste tipo de pagamento.
Não custa ficar atento, pois no mundo que vivemos, a tecnologia vem avançando com muita rapidez e, quando menos esperarmos, já estamos recebendo contas com celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário