terça-feira, 23 de outubro de 2012

Passo a passo para resolver problemas financeiros na empresa

Temos encontrado muitas empresas tentando resolver algumas questões relativas à problemas financeiros, mas sem saber por onde começar. Na maior parte dos casos a tentativa gira em torno de aumentar as vendas e, isso já vimos em postagens anteriores que pode trazer resultado inverso, ou seja, mais dificuldades financeiras.
Vamos então apresentar o passo a passo para nortear as avaliações da situação financeira e definir as ações para sua melhoria.
Passo 1 - Apurar o Demonstrativo de Resultados
A primeira coisa a se fazer é identificar o motivo da insuficiência de caixa. Na maior parte dos casos a causa é um prejuízo que a loja vem gerando mês a mês. Para saber se isso é real e qual o montante é necessário montar o Demonstrativo de Resultados que é o relatório que apresenta as informações de lucro ou prejuízo da empresa.
Passo 2 - Levantar a dívida total
Neste momento ter certeza do valor devido e como esta dívida se apresenta é fundamental para montar o plano de ação. É necessário saber os valores pagos mensalmente, o total de cada dívida, o tempo em atraso, os juros cobrados.
Passo 3 - Avaliar os cortes nas despesas
Com o relatório do Demonstrativo de Resultados na mão, agora é hora de definir quais as principais vilãs qeu contribuem para o resultado negativo, ou seja, prejuízo do período. Nesta fase é importante elencar as despesas que serão cortadas para que o resultado seja revertido à lucro. Lembre-se, não é o momento de agir com emoção, há uma empresa a ser salva.
Passo 4 - Avaliar o excesso de estoque
Outro fator contribuinte para insolvência das empresas é a aplicação de capital em estoques desneessários, mais conhecidos como excessos. É mais comum do que se imagina as lojas possuirem itens em excesso em seus estoques, ou seja, itens que não são vendidos nenhuma unidade no mês, ou que as quantidades são superiores às necessárias para o giro mensal. Vale ressaltar que é preciso ter a relação de estoque atualizada através de inventário e compara-lo com o girono mês. Feito isso, agora é momento de diminuir estes excessos. Não deixe de avisar o comprador para suspender as compras dos itens em excesso.
Passo 5 - Projetar o fluxo de caixa
Depois de avaliar os cortes necessários, tanto em despesas quanto nos estoques em excessos, chegou o momento de projetar o fluxo de caixa para entender os reflexos destas mudanças. Caso ainda não seja o suficiente, avalie novos cortes e renegocie prazo para pagamentos. Tente trocar dívidas mais caras, por empréstimos mais baratos, desde que os valores a serem pagos mensalmente não tragam resultados negativos ao fluxo de caixa. Acertar os fluxo de caixa significa manter as entradas de recursos maiores que as saídas.
Passo 6 - Renegociar dívidas
Caso seja necessário, contate os fornecedores e instituições financeiras que a empresa possui debitos e renegocie prazos de pagamentos mais estendidos, assim como reduções de juros.
Seguindo estes passos a chance de sucesso na resolução dos desvios é bem grande. Não se esqueça que é o momento de ser racional, ou seja, as ações definidas, por mais duras que sejam, devem ser realizadas, ou então viva com os problemas até o fechamento da loja. Isto porque não existe empresa no mundo que sobreviva com problemas financeiros, em algum instante a situação se torna irreversível.
Caso necessite de apoio temos consultores financeiros especialistas que podem auxilia-lo neste passo a passo, contate-nos através do "FALE CONOSCO"!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A novela "Avenida Brasil" e o Varejo

Estamos chegando ao final de mais uma novela da Globo, “Avenida Brasil”, que hoje apresentará seu último capítulo. O que um blog que trata de assuntos sobre varejo tem a ver com isso?


Para o varejo estar atento a estas oportunidades de comunicação com o cliente é de extrema importância. Segundo pesquisas, assistir novela é para o consumidor a terceira melhor atividade a ser realizada, perdendo apenas para comer e dormir.

É bem provável que hoje, na apresentação do ultimo capitulo da novela, milhares de consumidores estarão parados em frente ao televisor assistindo, e este momento é riquíssimo para a sua empresa se mostrar ao cliente, seja fortalecendo a marca ou inserindo promoções.

As grandes empresas, que possuem áreas de marketing, já se planejam para isso. Contudo o pequeno varejo perde muitas vezes estas oportunidades. É preciso estar atento à elas para entrar na casa do consumidor.

Varejistas, não se esqueçam que a comunicação é uma arma para garantir boas vendas!